Identificação da acidez e basicidade de soluções
Palavras Chave:Experimento, Teoria de Arrhenius, Teoria de Bronsted-Lowry, Teoria de Lewis, Ácidos e Bases.
Resumo
O artigo proposto relata a realização do experimento feito em laboratório da prática de Identificação da acidez e basicidade de soluções, que tem como base a definição de ácido e base segundo as definições de Arrhenius, Brönsted-Lowry e Lewis.
Segundo Arrhenius,ácidos são substâncias em solução aquosa e as bases são eletrólitos que em solução aquosa fornecem exclusivamente os ânions oxidrila OH-.
Segundo Brönsted-Lowry, ácida é toda substância que pode doar prótons e base é toda substância que pode capturar prótons.
Segundo Lewis, ácida é uma substância que contém um íon ou molécula capaz de receber um dos pares de elétrons solitários de uma base para originar uma ligação covalente. E base é uma substância que contém um íon ou molécula com um ou mais pares de elétrons solitários, capazes de originar uma ligação com outro íon ou molécula.
Introdução O químico sueco Svante August Arrhenius realizou diversas experiências associadas com a passagem da corrente elétrica através de soluções aquosas, e baseado nessas experiências observou que tais soluções deveriam conter partículas carregadas, os íons. Diante disso, foi estabelecido a teoria da dissociação iônica.
Ao testar a condutividade de substâncias moleculares, como o açúcar (C12H22O11) e o Ácido Clorídrico (HCl), ambos em solução aquosa, observou que a solução do açúcar não conduz corrente elétrica, e que portanto não existem íons, apenas sendo dissolvido na água, originando uma solução molecular. Já na solução de Ácido Clorídrico houve a condução de corrente elétrica, concluindo que nela existem íons livres, pois como o HCl é um composto formado por moléculas, os íons foram formados através da quebra dessas moléculas pela água, originando assim uma solução iônica, também chamado de ionização. Posteriormente, avançando mais seus