Identificação da basicidade e acidez de soluções
Palavras Chave: Ácidos, Bases, Indicadores.
Resumo
Foi realizada uma experiência, na qual foi dividida em três partes. A primeira tinha o intuito de identificar uma solução ácida ou básica através de indicadores, a segunda, de constatar experimentalmente as propriedades dos ácidos e bases, e a terceira, de indicar o pH de algumas substâncias.
Introdução
Há muito tempo atrás, já existia a necessidade de identificar se os compostos eram ácidos ou básicos de maneira segura. Antigamente, a identificação era realizada através do cheiro, onde o ácido possuía sabor azedo e a base possuía sabor adstringente, ou até mesmo do tato, tornando-se uma medida perigosa que causava diversos acidentes. Além disso, esses testes não conseguiam cravar com convicção o valor exato de acidez ou alcalinidade.
A definição mais tradicional dos ácidos e bases foi dada pelo cientista sueco Svante Arrhenius, que estabeleceu os ácidos como substâncias que - em solução aquosa - liberam íons positivos de hidrogênio (H+), enquanto as bases, também em solução aquosa, liberam hidroxilas, íons negativos (OH-).
A medida usada para indicar esses diferentes níveis, de modo preciso, é a escala de pH (potencial hidrogeniônico), que determina a concentração de [H+] (ou H3O+) em uma solução. A escala de pH varia de 0 a 14, o pH abaixo de 7 é considerado ácido, acima de 7 são básicos e quando igual a 7, possui caráter neutro. Atualmente, para se medir o pH, é comum utilizar corantes que identificam, por meio da cor, se uma solução é ácida ou básica. Esses compostos são chamados de indicadores ácido-base. As substâncias mais utilizadas como indicadores ácido-base são a fenolftaleína, o azul de bromotimol e o alaranjado de metila.
Experimental
O experimento é dividido em três partes: 1- Indicadores ácido-base, 2- Ação de ácidos fortes sobre bases, metais e carbonato e 3- Medida do pH de soluções.
Indicadores ácido-baseNa parte I, foram