IDENTIDADES DO BRASIL
CAMPUS DO SERTÃO
CURSO DE HISTÓRIA
Disciplina: Historiografia Brasileira
Prof. Dr. José Vieira da Cruz
I – Identificação da obra
REIS, José Carlos. As Identidades do Brasil: de Varnhagen a FHC. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1999, 278 pág.
II – Resenhista: Luana Cristina Queiroz¹
III - Credenciais do autor:
José Carlos Reis é professor de teoria da história e historiografia do Departamento de História da UFMG, é historiador e filósofo, licenciado em história pela Universidade de Minas Gerais (1981), a mesma em que fez mestrado (1987), doutor em filosofia pela Université Catholique de Louvain (Bélgica 1992), e pós doutor pela Écoles des Hautes Études em Sciences Sociales (Paris). Entre outras obras o autor publicou livros como: Escola dos Annales: A Inovação em História, (2000), História & teoria: historicismo, modernidade, temporalidade e verdade, (2005) e História do Pensamento Histórico Ocidental e Pensamento Brasileiro, (2012).
IV – Apresentação da resenha
José Carlos Reis traz nesta obra uma variação de interpretações importantes para a formação das identidades do Brasil, elaboradas nos últimos 120 anos, evidenciando a importância da contribuição de cada pensador social e historiador na historiografia brasileira, analisando e contextualizando o período no qual esses contribuintes estavam inseridos, ressaltando que cada conhecimento histórico produzido por estes, tem e sempre terão o devido valor, se analisados dentro do tempo que foram escritas.
_____________________________
Graduando (a) do 6º período do curso licenciatura plena em história pela universidade Federal de Alagoas_ Campos do sertão (Delmiro Gouveia).
Objetivando ao leitor a compreensão das abordagens frutíferas dos contribuintes para historiografia brasileira, analisando as ideias e indagações de acordo com o