Identidade de g nero
Na sociedade, identidade de gênero se refere ao gênero em que a pessoa se identifica, mas pode também ser usado para referir-se ao gênero que certa pessoa atribui ao indivíduo tendo como base o que tal pessoa reconhece como indicações de papel social de gênero (roupas, corte de cabelo, etc.).
Do primeiro uso, acredita-se que a identidade de gênero se constitui como fixa e como tal não sofrendo variações, independente do papel social de gênero que a pessoa se apresente.
Do segundo, acredita-se que a identidade de gênero possa ser afetada por uma variedade de estruturas sociais, incluindo etnicidade, trabalho, religião ou irreligião, e família.
Meninos X Meninas
Não quero que saiam comprando bonecas para seus filhos e nem carrinho para suas filhas. Mas o menino que brinca com boneca, pode muito bem desenvolver ali sua paternidade, seu afeto por uma criança e desconstruir o paradigma que fogão e vassoura são coisas de menina. Pintar, desenhar, dançar e brincar de massinha desenvolve a coordenação motora e estimula a criatividade. A menina que joga bola, brinca de lutinha e solta pipa pode também desenvolver sua aptidão para esportes, agilidade, noção de espaço e desenvoltura.
Mas, maior que os objetos (neste caso os brinquedos), a influência de pessoas, os papéis exercidos no desenvolvimento da criança são motivos para nos preocuparmos. Se o garoto brinca de fazer comida, se a menina brinca com espada, se eles se juntam para brincar de casinha como papai e mamãe, seus filhinhos usam sua imaginação para a diversão. Saiba que além da panela e a espada, o seu papel, enquanto pais na vida dela é que fará diferença.
Papais, que tal sentar na sala com sua filha para brincar de casinha, dar comidinha e trocar a fralda da boneca? Mamães, o que acham de jogar bola lá fora e brincar de lutinha na cama com seu filho? Pense um pouco diferente e faça diferença na vida destas crianças!
O que é Gênero:
Gênero é um termo para várias referências. Gênero pode