Ideias Psicologicas
SETOR DE CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES
TRABALHO DE CONCLUSÃO DA MATÉRIA “HISTÓRIA DAS IDEIAS PSICOLÓGICAS”
CURITIBA
2013
TRABALHO DE CONCLUSÃO DA MATÉRIA “HISTÓRIA DAS IDEIAS PSICOLOGICAS”
Trabalho apresentado à Universidade Federal do Paraná para complementação da nota do semestre e aprovação na disciplina de História das Ideias Psicológicas.
Orientador: Alexandre Dittrich
CURITIBA
2013
1) O estudo da relação entre ciência e religião é um passo muito importante para que possamos compreender a história do conhecimento humano. Até hoje, a relação entre ciência e religião é bastante controversa – basta pensar, por exemplo, em temas como a origem do homem, do mundo, ou da existência da alma. É possível aceitar a ciência e a religião ao mesmo tempo? São formas compatíveis de falar sobre o mundo? Em termos epistemológicos (isto é, de produzir conhecimento sobre o mundo), qual deve ser a relação entre a ciência e a religião?
A relação entre ciência e religião parece estar permanentemente em conflito. Isso acontece devido ao antigo confronto entre Galileu Galilei e a Inquisição, no século XVII, quando o cientista foi obrigado a renegar sua crença na teoria heliocêntrica de Nicolau Copérnico, de que o planeta que gira em torno do Sol, e não o contrario. Com o passar do tempo, tanto a ciência quanto a religião foram gradualmente se moldando de acordo com as sociedades e culturas das épocas seguintes, aliviando assim a relação conflituosa que as duas mantinham no passado. Levando em consideração o termo religião não como instituições religiosas formadas, mas sim como o pensamento e crença individual, pode-se dizer, atualmente, que sim, é possível aceitar a ciência e a religião ao mesmo tempo. Tal eventualidade não as torna compatíveis, posto que cada uma tem em vista objetos de estudo distintos, mas sim formas complementares de falar sobre o mundo. Essa ideia relativamente recente de conciliação entre as duas