Idéias principais do texto - A evolução da Ciência Psicológica
Ideias Principais do Texto - Pág. 31 à 36
I. ...Por trás de qualquer produção material ou espiritual, existe a história. Geralmente o que antecede essa produção é a indagação, hipóteses, experimentos, desenvolvimento de ideias e técnicas. Com a Psicologia não foi diferente, seu desenvolvimento esteve ligado à busca de conhecimento da humanidade e à necessidade do homem de compreensão de si mesmo.
II. O significado etimológico da palavra Psicologia é “estudo da alma”. O termo Psicologia vem do grego: Psyché - alma Logos – razão Os filósofos gregos foram os primeiros a tentar sistematizar uma Psicologia. Isso se deu porque os avanços ocorridos em sua sociedade permitiram que o cidadão se ocupasse das coisas do espírito. A alma ou espírito era concebido como a parte imaterial do ser humano, responsável pelo pensamento, sentimentos, desejos e percepções.
III. A Psicologia ganha consistência na Antiguidade a partir de Sócrates. Este postulou que a principal característica humana seria a razão e que esta seria o limite que separa os homens dos animais. A razão permite o homem controlar seus instintos.
IV. Se Sócrates afirmou que a principal característica humana era a razão, Platão, seu discípulo, por sua vez procurou definir um lugar para a razão no nosso corpo e acabou por definir este lugar como sendo a cabeça. Para ele, a alma seria imortal e por isso, concebia separada do corpo(neste caso, para Platão, a medula seria o elo entre a alma e o corpo). Quando alguém morria, a matéria(corpo) desapareceria, mas a alma ficava livre para ocupar outro corpo.
V. Aristóteles, discípulo de Platão, foi um dos mais importantes pensadores da História da Filoso-fia. Sua contribuição foi inovadora ao postular que alma e corpo não poderiam ser dissociados e que, portanto, a alma seria também mortal. Psyché seria todo princípio