Biblioteca, breve resumo.
No entanto, foi só no século XX que ocorreu a abertura maciça destas instituições, que se desenvolveram promovidas pelas ideias democráticas. Nos Estados Unidos ocorreu um movimento bibliotecário, promovido pela própria população, que visava a aberturas de bibliotecas públicas de acordo com as suas necessidades (SÃO PAULO; 2007).
Para auxiliar na criação das bibliotecas públicas que teve a abertura maciça no século XX, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e Cultura (UNESCO) publicou um manifesto, que destacava as missões da biblioteca, que se relacionam com a alfabetização, informação, educação e cultura. Esse Manifesto da UNESCO deve servir como base de reflexão sobre suas funções e seu papel no mundo globalizado (BRASIL; 2000).
O Manifesto ainda discorre que as bibliotecas públicas têm como missão facilitar o desenvolvimento da informação e da habilidade no uso do computador (IFLA/UNESCO; 1994). Contudo, o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC's), tem sido destacada tanto nos países desenvolvidos quanto em países em desenvolvimento, porém nesses países, o acesso à internet e das outras TCI's acompanham as desigualdades sociais e a maioria sem veem como uma biblioteca despreparada para tal uso (OLINTO; 2010).
Para dar auxílio no uso das TCI's, o bibliotecário teve que se adaptar a tal, tendo seu perfil modificado, bem como atualizar-se constantemente para acompanhar as mudanças. Para tal o bibliotecário