Metodologia
Faculdade Ciências da Vida - FCV www.faculdadecienciasdavida.com.br ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO
1 APRESENTAÇÃO
Tanto o artigo quanto a monografia são trabalhos monográficos, ou seja, trabalhos que apresentam resultados de pesquisa sobre um único tema. Conforme os fins a que se destinam esses textos científicos apresentam-se no formato de: monografias (graduação e pós-graduação lato sensu), dissertações de mestrado, teses de doutorado, e também sob a forma de artigos científicos, dirigidos à publicação em revistas especializadas. É importante saber quais os critérios de formatação aceitos pela publicação (as normas) a que se destina o artigo. Para orientar o acadêmico, apresenta-se o modelo de artigo, segundo os critérios das publicações da Faculdade Ciências da Vida - FCV.
2 DEFINIÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO
“Artigo científico é parte de uma publicação com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento.” (NBR 6022, 2003,
p.2).
O artigo científico pode ser:
a) original, que apresenta temas ou abordagens originais;
b) de revisão da literatura, que analisa e discute trabalhos já publicados.
3 FORMATO DO ARTIGO
• Forma/Margens: A4 (21,0 cm X 29,7 cm); cor preta; margens no modo justificado, com as seguintes medidas: superior 3 cm.; esquerda 3 cm.; inferior 2cm.; direita 2 cm; não se deve usar barras ou outros sinais na margem lateral do texto.
• Espaçamento entre linhas: 1,5 para o texto e simples para notas de rodapé, referências, citações com mais de três linhas.
• Número de páginas do artigo: mínimo de 20 (vinte) páginas (incluindo tabelas, figuras e anexos).
• Fonte: deve-se usar a fonte T imes New Roman 12 para o texto e para as referê ncias. Citações longas, notas de rodapé, paginação, legendas das ilustrações e tabelas deve-se usar tamanho menor mantendo um padrão para o trabalho (NBR 14724, 2002).
• Citações: As citações bibliográficas podem ser