Encéfalo
O encéfalo é um dos maiores órgãos do corpo, composto de aproximadamente 100 bilhões de neurônios e 10 a 50 trilhões de neuróglia. Com uma massa de cerca de 1.300 g. Suas quatro partes principais são o troco encefálico, o diencéfalo, o telencéfalo (cérebro) e o cerebelo. O tronco encefálico é contínuo com a medula espinal e consiste em bulbo, ponte e mesencéfalo. Acima do tronco encefálico, está o diencéfalo, consistido principalmente em tálamo, hipotálamo e glândula pineal. Apoiado sobre o diencéfalo e o tronco encefálico, formando o maior volume do encéfalo, está o telencéfalo (cérebro). Sua superfície é composta de uma camada delgada de substância cinzenta, o córtex cerebral, abaixo do qual se localiza a substância branca do encéfalo. Atrás do tronco encefálico está o cerebelo.
2.1 Tronco encefalico
O tronco encefálico é a parte do encéfalo localizada entre a medula espinal e o diencéfalo. Consiste em três regiões: (1) bulbo, (2) ponte e (3) mesencéfalo. Estendendo-se pelo tronco encefálico, esta a formação reticular, uma região em que as substâncias cinzenta e branca se misturam.
O bulbo é uma continuação da medula espinal e forma a parte inferior do tronco encefálico. No interior da substância branca do bulbo estão todos os tratos sensitivos (ascendentes) e motores (descendentes) que se estendem entre a medula espinal e outras partes do encéfalo.
O bulbo também contém vários núcleos, que são as massas de substância cinzenta em que os neurônios formam sinapses uns com os outros. Os dois núcleos principais são o centro cardiovascular, que regula o ritmo e a força dos batimentos cardiacos e o diâmetro dos vazos sanguíneos e o centro respiratório bulbar deritmicidade, que regula o ritmo básico (frequencia) da respiração. Os núcleos associados às sensações de toque, pressão e vibração então localizados na parte posterior do bulbo. Muitos axônios sensitivos ascendentes formam sinapses nesses núcleos. Outros núcleos, no bulbo, coordenam os