Possibilidade para construção do conhecimento humano.
O ser humano constrói as suas teorias para explicar experiências realizadas e discutir conceitos a partir de observações e análises feitas, sistematizando, assim, o seu conhecimento. Suas abordagens teóricas são constituídas de valores e culturas sociais que também podem ser chamadas de filosofia de vida ou visão de mundo. As teorias que o homem organiza para sistematizar o conhecimento são pautadas em conceitos e princípios usados para explicar algo que foi experimentado e analisado.
Da mesma forma que o homem tem sua filosofia de vida, ele utiliza-se da filosofia como ciência do conhecimento para resolver os problemas da vida, tentando buscar explicações para a realidade na qual se insere. A história cultural do homem revela que ele sempre esteve ligado à construção do conhecimento, expressando-o como práxis social. Seria insuficiente demonstrar aqui os vínculos existentes entre o desenvolvimento humano e as práticas sociais, hoje imprescindíveis no campo da produção do conhecimento. Esse vínculo apresenta grande relevância em construções teóricas dos seres humanos, pois contribui para reestruturar a visão de homem, mundo, sociedade, cultura, do valor e dos diversos saberes. Conhecer o mundo, a sociedade com seus valores culturais e a realidade de que faz parte é transcender o conhecimento.
Nesse contexto, a humanidade, ao longo dos tempos, reuniu muitas informações que foram armazenadas e esquematizadas como