Idealismo
A verdade, segundo Platão é que ela precisa esta sempre sendo buscada,não é algo concreto é aquela que se aplica primeiro ao objeto ou ao sujeito e depois ao enunciado.
Para Platão a justiça é definida como a relação hamônica das 3 virtudes fundamentais que devem regular a alma, sendo elas a temperança, a coragem e a sabedoria. Logo a justiça é a justa medida, onde a temperança representa a sensibilidade regulamentada segundo a justiça, a coragem é a justiça do arbítrio e a sabedoria é a justiça do espírito. Portanto, para Platão , aquele no qual prevalece a conjunção harmônica das 3 virtudes é o homem virtuoso. Há também a analogia feita por Platão entre justo no individuo e na cidade onde, a cidade é justa quando a razão governa e a justiça é a hierarquia e a harmonia de funções onde, no topo de tal hierarquia está a ideia do bem.
A verdade e a justiça , para Platão, se relacionam com o propósito da realização do bem comum.
A doutrina política platônica consistia em que os Sábios,filósofos, deveriam governar porque, para ele, a única forma de governo legítima e justa seria o governo dos sábio, que poderia ter a forma de monarquia . A política não é arte ou técnica mas sim ciência, razão,conhecimento , verdade e como tal pode ser ensinada .
Portanto, a política platônica não é o exercício do poder , mas a realização da justiça para o bem comum .