Idealismo
''Todo o conhecimento humano começou com intuições, passou daí aos conceitos e terminou com ideias.''
Immanuel Kant
-Oque é Idealismo?
O idealismo foi um movimento filosófico que valorizava muito as ideias ou concepções humanas. O movimento do idealismo está relacionado com a capacidade humana de idealizar. Por outro lado, o idealismo é uma corrente filosófica que considera a ideia como sendo o princípio do ser e do conhecer. O idealismo filosófico, como tal, afirma que a realidade que se encontra fora da própria mente não é conhecível por si só, já que o objeto do conhecimento humano é sempre construído pela atividade que se pode conhecer. Podemos dizer que ele é o pensamento do ideal que queremos pra nós mesmos, é a construção de valores que levamos para a nossa vida. O ponto principal de pensamento idealista é o ‘eu’.
-Os tipos de idealismo
*Idealismo absoluto: é caracterizado pela suposição de que a única realidade plena e concreta é de natureza espiritual, sendo a compreensão materialística ou sensível dos objetos um estágio pouco evoluído e superável no paulatino desenvolvimento cognitivo da subjetividade humana.
*Idealismo dogmático: se caracteriza por negar a existência dos objetos exteriores à subjetividade humana. Seu oposto seria o idealismo transcendental.
*Idealismo imaterialista: é partido de uma perspectiva empirista, na qual a realidade se confunde com aquilo que dela se percebe, conclui que os objetos materiais reduzem-se a ideias na mente de Deus e dos seres humanos.
*Idealismo transcendental (também chamado formal ou crítico): o qual se trata dos fenômenos da realidade objetiva, por serem incapazes de se mostrar aos homens exatamente tais como são, não aparecem como coisas-em-si, mas como representações subjetivas construídas pelas faculdades humanas de cognição. Seu oposto seria o idealismo dogmático.
*Idealismo Subjetivo: tem como base as sensações, as percepções e a consciência do indivíduo.
*Idealismo Objetivo: tem