Filtros Ativos
Curso de Graduação em Engenharia Mecânica
Núcleo de Projetos e Sistemas Mecânicos
Relatório de Instrumentação
Responsável: Prof. Marcos Morais de Sousa
Relatório nº3:
Filtros Ativos
Aluno:
Índice:
1- Osciloscópio pág.03
2- Filtros pág.04
2.1- Filtro Passa-baixo pág.04
2.2- Filtro Passa Banda pág.05
3- Gerador de Sinal pág.05
4- Bibliografia pág.07
1) Osciloscópio:
Figura 1: Osciloscópio
O osciloscópio (figura 1) é um instrumento que permite observar numa tela plana uma diferença de potencial (ddp) em função do tempo, ou em função de uma outra ddp. O elemento sensor é um feixe de elétrons que, devido ao baixo valor da sua massa e por serem partículas carregadas, podem ser facilmente aceleradas e defletidas pela ação de um campo elétrico ou magnético.
A diferença de potencial é lida a partir da posição de uma mancha luminosa numa tela retangular graduada. A mancha resulta do impacto do feixe de elétrons num alvo revestido de um material fluorescente. Como muitas grandezas físicas são medidas através de um sinal elétrico, o osciloscópio é um instrumento indispensável em qualquer tipo de laboratório e em situações tão diversas como o diagnóstico médico, mecânica de automóveis, prospecção mineral, etc. O osciloscópio permite obter os valores instantâneos de sinais elétricos rápidos, a medição de tensões e correntes elétricas, e ainda freqüências e diferenças de fase de oscilações. O osciloscópio é essencialmente constituído por duas partes:
Tubo de raios catódicos com tela fluorescente;
Circuitos eletrônicos.
O tubo de raios catódicos é o elemento essencial do osciloscópio. Este consiste numa ampola de vidro fechada no interior da qual se encontram, sob vácuo, os