Idealismo
Idealismo V/ Realismo
Já no que diz respeito ao Realismo podemos dizer que
1- Idealismo
O conceito de idealismo vem do Latim “Idealis”. Significa dedicação a uma doutrina sem que exista interesse material. O termo “ Idealismo” abrange varias tendências de pensamento tendo, como factor comum o interpretando, a realidade material do mundo através do tato, audição, visão, paladar, olfacto. Através desses sentidos que se transformam em estímulos para o cérebro e são transformados conforme os pontos de vista, conforme seus juízos e conforme a sua subjetividade.
Teoria do Idealismo passa por duas vertentes. Por um lado, trata-se da capacidade da inteligência para idealizar. Por outro lado, o idealismo é uma corrente filosófica que considera a ideia como sendo o princípio do ser e do conhecer. Como tal, afirma que a realidade que se encontra fora da própria mente não é cognoscível por si só, já que o objecto do conhecimento humano é sempre construído pela actividade cognoscitiva. Ideia chave: A teoria afirma que as ideias são mais do que é visível no mundo e além do que é dado a conhecer nas experiências.
Resumo- Esquema Síntese
O idealismo passa pela ideia que construímos dos objectos. A base do conhecimento idealista é sermos seres pensantes e o resultado é a ideia que construímos sobre o objecto. O nosso conhecimento sobre as coisas resulta sobre a mesma acção. Com base a teoria do conhecimento o idealismo afirma que as coisas não existem por si mesma, mas na medida e enquanto são representados de maneira que só conhece aquilo que se insere no domínio de nossas experiencias visíveis. E não as coisas como são. No idealismo o homem cria um objecto com os elementos de sua subjectividade sem ver a realidade do objecto.
Para Immanuel Kant, o maior representante do idealismo sustentava que a percepção apensas nos fornece representações mediadas por conceitos, ou seja, o idealismo transcendental