idade media
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO-CAMPUS CATU
ATIVIDADE AVALIATIVA
IDADE MÉDIA / RENASCIMENTO
CATU-BA
2014
Fim da Idade Média
A Idade Média está compreendida entre o período que parte da queda do Império Romano, até o surgimento do movimento renascentista, este período durou quase um milênio. Ela surgiu na Europa com as invasões germânicas ou “bárbaras”, sobre o Império Romano do Ocidente, que ocorreram no século V. Esse período estende-se até o século XV, com a retomada comercial e o renascimento urbano.
Por volta do século XIII a produtividade agrícola dava claros sinais de estava chegando ao fim, prenunciando uma iminente crise de falta de alimentos, devido ao desgaste dos solos, enquanto isso a população continuava apresentando tendências de crescimento. A exploração predatória e extensiva dos domínios, que caracterizava a agricultura feudal, fazia com que o aumento da produção ocorresse, em sua maior parte, com a colonização de novas áreas (que não estava mais ocorrendo) e não com a melhoria das técnicas de cultivo, este foi o primeiro motivo que deu início do fim da Idade Média.
No inicio do século XIV, a Europa foi assolada por intensas chuvas (1315 a 1317) que arrasaram os campos e as colheitas. Como consequência, a fome voltou a perturbar os camponeses, favorecendo o alastramento de epidemias e trazendo a mortalidade da população. "Nos campos ingleses, ele passou de 40 mortos por cada mil habitantes, para 100 por mil. Na cidade belga de Ypres, uma das mais importantes da Europa, pelo menos 10% da população morreu no curto espaço de seis meses em 1316".
O fim da Idade Média foi um período tumultuado. Este fim foi marcado por vário motivos entre eles estão:
A Guerra dos Cem Anos (1337-1453): Mesmo sendo conhecida por “Guerra dos Cem Anos” esta guerra durou na verdade 116 anos. A Guerra dos Cem Anos surgiu porque o rei de França,