Idade Média
Na época da Renascença ( séculos XIV, XV e XVI, tornou-se costume dividir a história em três grandes períodos: Idade Antiga, Idade Média e Idade Moderna. Acreditava-se que a humanidade havia presenciado duas fases de progresso ( Idade Antiga e Idade Moderna), separadas por uma período de "trevas", a Idade Média.
Na época Medieval, a sociedade teria sido caracterizada pela ignorância, superstição e miséria, esquecendo-se do conhecimento, preocupada com a vida após a morte na Terra. Essa idéia é baseada na equivocada conclusão de que todo o período medieval possui traços culturais idênticos. Na verdade, as instituições européias do século VI são, fundamentalmente, diferentes das posteriores ao século XI. A chamada "Idade das Trevas" não caracterizou mais que quatro séculos ( V ao VIII), abarcando, portanto, apenas uma parcela da Alta Idade Média .
2 - A alta idade média e o império carolíngio
Formalmente, a idade média é dividida em duas fases distintas : A alta idade média ( séculos V ao X) e baixa idade média (séculos XI ao XV). A cultura, nos primeiros séculos da alta idade média, significou um retrocesso em termos civilizatórios. A produção intelectual foi cercada pela ignorância e desprezo pela vida terrena.
A atividade econômica reduziu-se aos níveis da troca direta e produção economicamente rural. A sociedade mergulhou no barbarismo. Essa situação começou a sofrer alterações no século IX, com a criação do Império Carolíngio .
3 - O processo de formação e apogeu do sistema feudal
A grosso modo, a Idade Média foi caracterizada na Europa por um sistema econômico, político e social denominado Feudalismo . Sua formação ocorreu da síntese entre elementos da cultura germânica e romana, cimentados entre si pelo Cristianismo .
As principais características do feudalismo foram : economia rural e de subsistência, política descentralizada, relações de suserania e vassalagem, cultura