Idade contemporanea
Quanto a política e à organização social, a fase positiva da humanidade é aquela em que o poder passa às mãos dos industriais, que utilizam o conhecimento dos sábios, técnicos e cientistas. Neste período começa também as investigações psicológicas sobre o mecanismo do raciocínio e da memória, separando a psicologia e a sociologia da filosofia e tornando-se ciências independentes, início da formação às ciências humanas.
No século XX dá-se início ao desenvolvimento da lógica e da lingüística, procurando criar métodos que lhe permitam manipular corretamente os dados de diversas ciências, inter-relacionando-as para ter uma visão global da realidade, dando a ciência como tema central para a filosofia destacando a teoria do conhecimento no homem, como surge e como se desenvolve desde o nascimento até a maturidade. Auguste Comte (1798-1857)
Filósofo Francês. Foi o fundador do positivismo e da Sociologia, sua obra principal foi Curso de Filosofia Positiva.
Estudioso de matemática e atento ao desenvolvimento das ciências, aderiu o empirismo inglês, ao mesmo tempo, serviu-se do racionalismo e do iluminismo francês.
A filosofia de Comte pode ser sintetizada na célebre lei dos três estados: todas as ciências e o espírito humano