idade contemporanea
Depois da grande revolução virão Bonaparte o império e restauração não executaram nenhum passo atrás em relação às rupturas revolucionarias. As estruturas que se difundiram entre a revolução e restauração serão as estruturas profundas que virão marcar a época contemporânea e caracteriza de modo unitário até os dias de hoje. A contemporânea é a época das revoluções desde 1789 até 1848, depois até 1917 e até o pós 1945, a historia dos últimos dois séculos é marcada justamente pelas tensões revolucionarias, pelas rupturas.
A contemporaneidade é também a época da industrialização, dos direitos, das massas e da democracia. A revolução industrial é outro fator determinante da sua identidade. A partir da Inglaterra o nascimento do sistema de fabricas da produção em grandes quantidades e do mercado mundial veio marcar. A época da industrialização é também a época de grandes migrações de deslocamento ideológica, de lutas de classe duras e frontais que o estado não consegue conter. Tal processo tornou a contemporaneidade dramática fez dela uma época inquieta e cheia de conflitos.
Ao lado da industrialização e dos movimentos nas classes sociais a contemporaneidade é também a época dos direitos ,do seu reconhecimento teórico e da sua afirmação pratica, são direitos do homem, do cidadão, da criança, da mulher, do trabalhador, depois das etnias, das minorias e da natureza num processo que se expande de modo concêntrico.
Outro ponto também é que a contemporaneidade é a época das massas, trazendo suas próprias conotações de rebeldia e encetando uma profunda tensão entre massas e elite que podemos reconhecer como uma das grandes infraestruturas da historia contemporânea. Assim a contemporaneidade