Idade contemporanea
Iniciou-se no século XVIII, influenciado pelas revoluções Industrial e Francesa, em que os direitos individuais fossem respeitados. Os artistas passaram a expressar sua própria personalidade.
Características: valorização dos sentimentos e da imaginação, nacionalismo, valorização da natureza, "Liberdade, Igualdade e Fraternidade."
Principais pintores: Goya, Turner, Delacroix.
IDADE CONTEMPORÂNEA-REALISMO
Surgiu entre 1850 e 1900 e se desenvolveu junto com a industrialização. O europeu convenceu-se de que precisava ser realista, inclusive nas artes.
Características: valorização do objeto, o sóbrio e o minucioso e a expressão da realidade.
Principais artistas: Rodin (escultura), Courbet, François Millet.
ARTE CONTEMPORÂNEA-IMPRESSIONISMO
Iniciado no século XIX foi um movimento em que os artistas seguiram procedimentos técnicos para obter os resultados desejados na pintura impressionista. A primeira coletiva deu-se em Paris em abril de 1874.
Características: a pintura registra a tonalidade, dependendo da luz do sol; as figuras não têm o contorno nítido; as sombras são luminosas e coloridas; as cores e tonalidades devem ser puras e em pequenas pinceladas.
Principais pintores: Monet, Renoir, Degas, Seurot.
ARTE CONTEMPORÂNEA-FAUFISMO
O fauvismo (do francês les fauves, "as feras", como foram chamados os pintores não seguidores do cânone impressionista, vigente à época) é uma corrente artística do início do século XX, que se desenvolveu, sobretudo entre 1905 e 1907. Associada à busca da máxima expressão pictórica, o estilo começou em 1901, mas só foi denominado e reconhecido como um movimento artístico em 1905. Segundo Henry Matisse, em "Notes d'un Peintre", pretendia-se com o fauvismo "uma arte do equilíbrio, da pureza e da serenidade, destituída de temas perturbadores ou deprimentes".
Características
O fauvismo tem como características de muitas fritolas marcantes a simplificação das formas de pelos, o