Artigos
CURSO MÍDIAS NA EDUCAÇÃO- UAB
As Tecnologias de Informação e Comunicação - TICs e as Tecnologias Assistivas na escolarização de Crianças com Necessidades Educacionais Especiais, em especial a criança com paralisia cerebral.
Pré – Projeto, apresentado como requisito parcial do Curso de Mídias na Educação. Turma, Tucuruí 2
Titulo do Projeto:
As Tecnologias de Informação e Comunicação - TICs e as Tecnologias Assistivas na escolarização de Crianças com Necessidades Educacionais Especiais.
Objetivo Geral:
Propiciar as pessoas com necessidades especiais maiores autonomia, No que diz respeito à aprendizagem de forma significativa.
Objetivos Específicos:
- Compreender de que forma as tecnologias podem auxiliar na escolarização de crianças especiais. - Vivenciar ações educativas que possibilitem aos educandos especiais a permanência com sucesso na escola, contribuindo para o conhecimento e a sua cidadania. - Desenvolver propostas pedagógicas curriculares que propiciem uma escola inclusiva também para as crianças especiais, através das Tics. -Alfabetizar com recursos alternativos de comunicação visual e adaptação do material escolar para a facilitação do processo de inclusão e a busca de alternativas para a compreensão da escrita e leitura.
Justificativa:
Uma escola inclusiva é aquela onde todos os alunos são aceitos e educados em salas regulares e recebem oportunidades adequadas às suas habilidades e necessidades. O princípio orientador da declaração de Salamanca de 1994 é de que todas as escolas deveriam receber todas as crianças independentemente das suas condições físicas, sociais, emocionais ou intelectuais, então neste momento percebemos que com as Tics os alunos poderão não só ser