Ictericia neonatal
INTRODUÇÃO
As células vermelhas de nosso sangue, as hemácias, são as responsáveis pelo transporte de oxigênio aos tecidos. Elas apresentam uma vida média de 120 dias, após o qual são destruídas no baço e seus componentes são reaproveitados na produção de novas hemácias. Nessa destruição, o componente responsável por carregar o oxigênio, a hemoglobina, é quebrado em partes menores, uma das quais é convertida em bilirrubina.
Essa bilirrubina é capturada pelo fígado e após sofrer alguns processos é excretada (jogada fora) através da bile, que fica armazenada na vesícula. Quando alguma parte de todo esse complexo sistema está afetada, pode ocorrer icterícia.
Grande parte dos recém-nascidos apresenta icterícia nos primeiros dias de vida, sem significar, contudo, a presença de alguma doença. É a chamada icterícia "fisiológica" (ou normal) do recém-nascido. Porém, em alguns casos a icterícia decorre de alguma doença, devendo ser corretamente identificada, para permitir o tratamento adequado.
O primeiro passo da transformação da hemoglobina tbem ocorre no SRE e resulta na formação da bilirrubina (35mg ou 600mol,provenientes de cada grama de Hb; esta é lipossolúvel =, porem insolúvel em água,não podendo ser eliminada por meio da bile ou urina apresenta grande afinidade pelo tecido adiposo e pelo cérebro.
A bilirrubina do fígado não é transportada sob forma livre e sim ligada a albumina,uma proteína (16 mg de bilirrubina para cada grama de albumina).sob esta forma, a bilirrubina não é capaz de deixar a corrente sanguínea e penetrar no cérebro.ela é chamada de bilirrubina não conjugada,indireta ou pré hepática porque ainda não foi conjugada no fígado
4
ICTERÍCIA "FISIOLÓGICA" Esse tipo de icterícia acomete aproximadamente 2/3 dos recém-nascidos não-prematuros, sendo ainda mais freqüente nos prematuros. É