Hábitos alimentares
INFLUÊNCIA DA GLOBALIZAÇÃO NO HABITOS ALIMENTARES E NA SAÚDE DA POPULAÇÃO BRASILEIRA
JÉSSICA MARIA
LAURALICE CARVALHO EUGÊNIO
LAURA DA COSTA SILVA
MARCELA EMÍLIA SILVEIRA SANTOS NASCIMENTO
MARIA STELLA NOGUEIRA SILVA
LAVRAS, MG
2011
Introdução
O reflexo da globalização no habito alimentar da população brasileira é o foco principal deste trabalho acadêmico. Sabemos que a globalização influenciou e influencia muito a alimentação brasileira, que sofre importantes mudanças há 30 anos.
A alimentação está presente na vida do homem e exerce influências marcantes na sobrevivência, no desempenho da vida e na conservação da espécie humana.
A cultura alimentar brasileira é bem peculiar, sendo que o nosso habito alimentar é formado pela influencia de vários povos: os indígenas, os africanos e os europeus de maneira geral. O fenômeno da globalização e industrialização atua como fator determinante na modificação de tais influências, gerando transformações no estilo de vida da população brasileira fazendo com que a qualidade de vida de tal população seja alterada.
Nas últimas três décadas, ocorreram importantes mudanças nos hábitos alimentares dos brasileiros: redução no consumo do arroz, feijão e farinha de trigo; maior consumo de carnes em geral, ovos, laticínios e açúcar; substituição da gordura animal por óleos vegetais, manteiga por margarina e aumento nos gastos com alimentos industrializados.
O ritmo agitado imposto pelo mercado de trabalho deixa cada vez menos tempo livre para alimentação e lazer. Os intervalos precisam ser bem aproveitados e o horário das refeições, em especial o do almoço, acaba servindo para várias atividades. Começam a surgir alternativas nas indústrias de alimentos e dos serviços de alimentação: alimentos congelados e pré-cozidos, drive-thru, fast-food, delivery, e self-service traduzem a importação do novo estilo do padrão alimentar brasileiro.
É preciso questionar e avaliar se há