Hunt - a história do pensamento econômico
UMA DEFINIÇÃO DE CAPITALISMO
- Um sistema econômico é definido pelo seu modo de produção.
Modo de produção é o conjunto socialda tecnologia de produção (as forças produtivas) e os esquemas sociais através dos quais uma classe utiliza as forças produtivas para produzir os bens.
- Modo de produção é definido pelas forças produtivas e pelas relações sociais de produção.
Forças produtivas são as tecnologias produtivas de uma sociedade.
- Há uma necessidade mínima de produção – fornecimento contínuo de matéria prima e substituição dos meios de produção que se desgastam e principalmente a subsistência dos trabalhadores. Os modos de produção que não suprirem essas necessidades mínimas de produção contínua desaparecem.
- Os modos que perduram por muito tempo são os que atendem as necessidades citadas e além disso produzem um excedente social.
Excedente social é a parte da produção que sobra após serem deduzidos os custor materias da produção.
O CAPITALISMO É formado por 4 características principais: 1) Produção de mercadorias orientada pelo mercado – cada produtor depende de que outros comprem sua mercadoria, bem como depende que outros produzem o que ele demanda . 2) Propriedade privada dos meiso de produção – a sociedade dá a certas pessoas o direito de controlar as forças produtivas, excluindo assim outros da administração dos meios de produção. 3) Existência de classe trabalhadora destituída dos meios de produção – a produção está concentrada nas mãos de alguns capitalistas. 4) Consumeirismo – um comportamento individualista, aquisitivo e maximizador
A ECONOMIA EUROPEIA PRÉ-CAPITALISTA
- O modo de produção anterior ao capitalismo era o feudalismo. Dotado de uma hierarquia onde o senhor protegia os servos, contudo por um alto preço.
- Grande contraste com o sistema capitalista em suas regras, o qual era regido por acordos de cavalheiros, diferentemente dos contratos e leis capitalistas.
- Já existiam