Fichamento: história do pensamento econômico uma perspectiva crítica e.k. hunt
Uma perspectiva Crítica
E.K. Hunt
Introdução
Uma Definição de Capitalismo
*O capitalismo como sistema econômico, político e social dominante surgiu muito lentamente , em um período de vários sécu- los, primeiro na Europa Ocidental e, depois, em grande parte do mundo.
* Entretanto, a maioria dos economistas concordaria que o capitalismo é um sistema econômico que funciona de modo bem diverso dos sistemas econômicos anteriores e dos sistemas econômicos não-capitalistas. Este livro é baseado numa abor- dagem metodológica que define um sistema econômico segundo o modo de produção no qual se baseia.
*O modo de produção , por sua vez, é definido pelas f orças produ- tivas e pelas relações sociais de produção .
* A maioria dos modos de produção que continuaram a existir por muito tempo , de fato , tem produzido não apenas o suficiente para atender às neces- sidades mínimas, mas também um excesso, ou excedente social, além dos custos ne- cessários. O excedente social é definido como aquela parte da produção material da sociedade que sobra, após serem deduzidos os custos materiais necessários para a produção.
* Um modo de produ ção é, portanto, o conjunto social da tecnologia de produ ção (as forças produtivas) e os arranjos sociais através dos quais uma classe une suas forças produtivas para produzir todos os bens, inclusive o excedente, e a outra dele se apro- pria (as relações sociais de produ ção).
No contexto desse conjunto geral de definições , podemos definir capitalismo como o modo particular de produção com o qual os pensadores estudados neste livro têm se preocupado. O capitalismo é caracterizado por quatro conjuntos de arranjos insti- tucionais e comportamentais: produção de mercadorias, orientada para o mercado; propriedade privada dos meios de produção ; um grande segmento da população que não pode existir, a não ser que venda sua força de trabalho no mercado ; e comporta- mento individualista,