Tratamento matematico de medidas
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE GURUPI
TRATAMENTO MATEMÁTICO DE MEDIDAS
GRUPO 10
BRENDA CLARA GOMES RODRIGUES
JONATHAN MILHOMENS DOS SANTOS LIMA
MARCELO HOLANDA VASCONCELOS
RAFAEL ALMEIDA DE MIRANDA WÉLLEN FABRÍCIA AVIZ TEIXEIRA
GURUPI, 30 DE MARÇO DE 2011
OBJETIVOS
Determinar o volume e a densidade do cilindro, e calcular a espessura de uma e de cem folhas de um livro com seus respectivos erros, por meio de um paquímetro, um micrômetro e uma proveta graduada.
INTRODUÇÃO
Segundo o dicionário Aurélio temos a seguinte definição de medida: “Ato ou processo de comparar uma grandeza com outra com o objetivo de associar a primeira um numero característico do seu valor em face da grandeza com a qual foi comparada; medição.” Uma medida visa à descrição quantitativa dos fenômenos físicos, as medidas podem ser classificadas em dois tipos, diretas e indiretas:
Medidas diretas → São aquelas obtidas diretamente do instrumento de medida. Como exemplos podem ser citados: comprimento (cm), espessura (mm), massa (g), sendo realizadas diretamente de paquímetros, micrômetros e balança analítica, respectivamente.
Medidas indiretas → São aquelas obtidas a partir das medidas diretas, com o auxílio de equações. Por exemplo: a área de uma superfície (cm²) ou o volume de um corpo (ml).
Um instrumento de medida é um agente mecânico na execução de qualquer trabalho cujo fim é a medição. Necessariamente qualquer instrumento necessita de um padrão de referência para sua devida calibração.
Alguns instrumentos comuns de medida são: * Régua milimetrada * Paquímetro * Micrômetro * Relógios mecânicos, elétricos, eletrônicos ou atômicos * Balança de mola (dinamômetro), de travessão ou eletrônica.
O paquímetro é um instrumento utilizado para medir a distância entre dois lados simetricamente opostos em um objeto. Um paquímetro pode ser tão simples como um compasso. O paquímetro é ajustado entre dois