História do Pensamento Econômico
1. Biografia dos Autores
Emery Kay Hunt
Nascido em 13 de novembro de 1937 em Blanding, Utah. É um professor emérito de economia na Universidade de Utah.
Howard Sherman
Professor da Universidade da Califórnia. Nasceu em 1931.
2. Objetivos do Livro e do Capítulo
O principal objetivo do livro é a compreensão das relações existentes entre a evolução das instituições econômicas e as ideologias subjacentes a esse processo de transformação da forma pela qual o homem reflete sobre o mundo em que vive.
O Objetivo do Capítulo II é mostrar as principais características da transição para o Capitalismo, mostrando como era no feudalismo as formas de produção, e de como foi se tornando na industrialização, mostrando as diferenças tecnológicas, o nascimento da indústria capitalista, entre outros.
3. Problematização
No início do Capítulo II, os autores começam explicando de uma forma resumida como e porque houve a transição do feudalismo para o capitalismo.
“A sociedade medieval era essencialmente agrária. A hierarquia social baseava-se nos vínculos que os indivíduos mantinham com a terra: as atividades agrícolas sustentavam todo o sistema social. Paradoxalmente, contudo, o crescimento da produtividade agrícola desencadeou uma série de mudanças profundas que se prolongaram por vários séculos, culminando na dissolução do feudalismo medieval e no surgimento do capitalismo.”. Página 23 – 1º Parágrafo – Capítulo 2 – Hunt & Sherman – História do Pensamento Econômico
Após essa pequena introdução ele inicia um subtítulo, chamado Mudanças Tecnológicas, onde os autores começam a explicar sobre a diferença do sistema de rodízio e do sistema primitivo.
Sistema Primitivo – Cultivar a mesma terra o ano todo.
Rodízio de