obtenção do peroxido de hidrogenio
O composto Peróxido de Hidrogênio é conhecido popularmente como “água oxigenada”, solução aquosa cuja fórmula é [H2O2 (aq)], e se classificam conforme a concentração.
Nos rótulos, comercializados geralmente em farmácias, aparece a indicação do tipo: 10 volumes, 20 volumes,... Sendo que, quanto maior o volume mais concentrada será a solução. Quando a concentração de peróxido de hidrogênio é muito alta (100 volumes), a solução apresenta aspecto viscoso. Neste caso é usada em laboratório e indústrias. A água oxigenada se decompõe naturalmente em água e oxigênio em uma reação exotérmica catalisada pela luz. Por isso, os frascos de água oxigenada devem ser foscos, para evitar a degradação (desproporcionamento) da mesma.
Encontra diversas aplicações, tanto residenciais como industriais.No meio industrial é utilizado na produção de perborato de sódio e como alvejante em detergentes industriais. Utilizado também na produção de outro peróxidos orgânicos como o peróxido de dibenzoíla e como catalisador em reações de polimerização.O peróxido de hidrogênio é também produzido por diversas espécies de animais como forma de proteção. Uma espécie de besouro libera um jato a base de peróxido para afugentar seus inimigos. Enquanto que outra espécie de peixe a produz para regeneração de tecidos feridos.
No ambiente doméstico, a água oxigenada encontra uma grande diversidade de usos. Sua forma diluída em água é vendida normalmente em farmácias para o tratamento de feridas. Ele serve para conter pequenos sangramentos e suas propriedades oxidantes servem para limpar microorganismos causadores de infecções. Utilizada na escovação, pode matar germes causadores de doenças bucais e auxilia no clareamento dentário. Também pode ser utilizado na desinfecção de roupas de cama que tiveram contato com sangue e secreções corporais. Água oxigenada de 30 ou 40 volumes também é utilizada para o clareamento do cabelo.
Existem algumas pesquisas que tentam utilizar a água oxigenada