Relatório de inorgânica
Obtenção e Propriedades do Peróxido de Hidrogênio
Prática nº1
Introdução:
O peróxido de hidrogênio (H2O2) é encontrado na forma de solução aquosa, conhecido popularmente como “água oxigenada”, um dos oxidantes mais versáteis que existe. Apesar do seu poder de reação, o peróxido de hidrogênio é um metabólico natural em muitos organismos o qual, quando decomposto, resulta em oxigênio molecular e água.
O peróxido de hidrogênio é muito importante me diversas áreas como, nas áreas envolvidas com alimentos, medicamentos, monitoramento de processos, dentre outras. Está presente em inúmeras reações biológicas como principal produto de várias oxidases, e é um parâmetro importante na quantificação destes bio-processos.
Procedimento experimental:
1) Obtenção
Em uma cuba foi preparado um banho refrigerante com gelo. Em seguida foi trasferido para um béquer de 150 mL, cerca de 80 mL de água deiozinada. O béquer foi introduzido na cuba, esperou-se alguns minutos até que a água ficasse gelada. Lentamente foi adicionado 10 mL de uma solução aquosa de ácido sulfurico 2,0 mol/L no béquer contendo a água gelada, em seguedida foi medido o pH com o papel indicador universal. Agitando continuamente com um bastão de vidro foi adicionado cerca de 2g de peróxido de sódio em pequenas porções, a cada adição verificou-se o pH. Quando o meio se tornou fracamente ácido (pH=6) a adição de peróxido de sódio foi interrompida.
2) Teste de identificação
Em um tubo de ensaio foi adicionado 2,0 mL de solução de dicromato de potássio e 1,0 mL de ácido sulfúrico 2,0 mol/L. Em seguida adicionou-se 2,0 mL de éter etílico e por fim foram adicionadas algumas gotas do peróxido de hidrogênio comercial. Agitamos e observamos.
3) Instabilidade
3.1) Decomposição pela luz
Dois mL de água oxigenada foi adicionada em 2 tubos de ensaio. Um deles foi guardado no armário para permanecer no escuro e outro foi exposto ao sol.
Depois de um tempo