relatorio inorganica
Introdução
O hidrogênio é o elemento mais abundante do universo, com 92%, seguido do hélio, com 7% e os demais elementos 1%. É o quarto elemento mais abundante na Terra e encontrado em grandes quantidades nos oceanos e nos organismos vivos (na forma de carboidratos e proteínas), compostos orgânicos, combustíveis fósseis (carvão, petróleo e gás natural), amônia e ácidos. É preciso energia para liberar hidrogênio desses compostos e um dos desafios para desenvolver seu potencial como combustível é produzir o gás usando menos energia do que o que pode ser obtida por sua queima. Como a água é o único produto da combustão, o hidrogênio queima sem poluir o ar e sem contribuir para o efeito estufa.
Objetivo
Produzir e verificar algumas propriedades do gás hidrogênio.
Materiais e reagentes
bequer
solução de hidróxido de sódio (NaOH) a 2,0 mol.L-1 e 6,0 mol.L-1
pipeta
solução de ácido clorídrico (HCl) a 2,0 mol.L-1
pera
fita de alumínio (1,0 cm)
tubos
zinco granulado
Procedimento experimental
Experimento 01
Em um tubo de ensaio colocou-se 2,0 mL de solução de ácido clorídrico a 2,0 mol.L-1 . A seguir adicionou zinco granulado (utilizou-se três grânulos).
Repetiu-se o experimento 1 com o uso da mesma solução a 6,0 mol.L-1. O experimento anterior foi repetido nas duas etapas: na primeira etapa utilizando o HCl a 2,0 mol.L-1 e na segunda a 6,0 mol.L-1 substituindo apenas o zinco pelo cobre. Experimento 2
Em um tubo de ensaio, colocou-se 5,0 mL de solução de hidróxido de sódio a 2,0 mol.L-1. A seguir, adicionou uma fita de alumínio (1,0 cm).
Resultados e discussão
Experimento 1
Comumente se estabelece na Química Inorgânica uma regra em relação a reações entre ácidos e metais. Essa regra sugere que: metais reagem com ácidos, liberando gás hidrogênio. Entretanto, tal regra torna-se válida quando se tem um