eletricicidade II ( Geradores e Transformadores

1545 palavras 7 páginas
Núcleo de Ensino Profissionalizante da Amazônia

Motores Elétricos

Belém – PA

2015

Motores Elétricos

Prof°. Fábio Chaves Data: / /

Belém – PA
2015
Geradores

Denomina-se gerador elétrico todo dispositivo que separa cargas elétricas positivas e negativas, mantendo entre elas uma diferença de potencial; o gerador em suma, converte qualquer tipo de energia em energia elétrica.

Geradores que transformam energia química em elétrica são os geradores eletroquímicos: acumuladores, baterias, pilhas etc.

Geradores que transformam energia mecânica em energia elétrica são os geradores eletromecânicos: dínamos, alternadores, etc.

Existe ainda um outro tipo de gerador: o gerador eletrotérmico ou termoelétrico.

No gerador termoelétrico temos o “par termoelétrico” onde dois metais diferentes recebem calor e proporcionalmente geram tensão em seus terminais.

Todo dispositivo cuja finalidade é produzir energia elétrica à custa de energia mecânica constitui uma máquina geradora de energia elétrica (diz-se também, impropriamente, máquina geradora de eletricidade --- eletricidade não é uma grandeza física, é um ramo da Física).O funcionamento dessas máquinas se baseia ou em fenômenos eletrostáticos (como no caso do gerador Van de Graaff), ou na indução eletromagnética (como no caso do disco de Faraday). Nas aplicações industriais a energia elétrica provém quase exclusivamente de geradores mecânicos cujo princípio é o fenômeno da indução eletromagnética (e dos quais o disco de Faraday é um simples precursor); os geradores mecânicos de corrente alternante são também

Relacionados