Relatório de Inorgânica
FACULDADE DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E URBANISMO – FEAU
química inorgânica experimental
Professor Nelson Maniasso
Relatório
COMPLEXOMETRIA
Santa Bárbara D’Oeste
1º Semestre de 2013
1. OBJETIVO
Realizar a determinação de Cálcio e Magnésio solúveis na água.
2. FUNDAMENTOS TEÓRICOS
A volumetria com formação de complexos, ou complexometria, baseia-se em reações que envolvem um íon metálico M e um ligante L com formação de um complexo suficientemente estável.
A dureza da água foi definida em termos da capacidade de cátions presentes na água trocarem com os íons sódio e potássio dos sabões e formarem com os respectivos ânions sais pouco solúvel. Muitos cátions multicarregados compartilham essa propriedade indesejável. Em águas naturais a concentração dos íons cálcio e magnésio, geralmente, excedem em muito a concentração de qualquer outro íon.
A determinação da dureza da água é um teste analítico de grande utilidade que fornece uma medida da qualidade da água para uso doméstico e industrial [1]. A determinação é feita pelo método titulométrico do EDTA, baseado na reação do ácido etilenodiamino tetracético (EDTA) ou seus sais de sódio que formam complexos solúveis (quelatos) com certos cátions metálicos [2]
Normalmente, as soluções a serem tituladas com EDTA são tamponadas de modo que o pH permaneça constante mesmo com a liberação de íons hidrogênio à medida que o complexo vai sendo formado. O pH é normalmente ajustado no valor mais baixo que torna possível a complexação [1].
Os indicadores usados na volumetria de complexação, chamados de indicadores metalcrômicos [1] são compostos orgânicos [3] e agentes complexantes fracos que exibem cores diferentes na forma complexada e na forma livre. Quando esse indiciador é adicionado à solução a ser titulada ocorre à formação de um complexo colorido com o analito [1] formando quelatos com íons metálicos. O quelato apresenta uma coloração diferente do