química inôrgânica
UNISANTA
OBTENÇÃO E DOSAGEM DO PERÓXIDO DE HIDRÔGENIO [H2O2]
QUÍMICA INORGÂNICA
(04/09)
PROFESSORA ANA FÁTIMA
FABIANE OLIVEIRA – 110711
FRANCIELLY RIBEIRO - 107366
GIULIA DAINEZE – 107361
VICTOR VASQUES – 109172
INTRODUÇÃO
O peróxido de hidrogênio ( água oxigenada ) é um produto instável, decompondo-se facilmente em água e oxigênio. Este oxigênio é bastante ativo, muito semelhante à ação do ozônio. Esta decomposição pode ser acelerada por agentes externos, tais como: luz, aquecimento, presença de bases, catalisadores como a catalase, MnO2, etc.. A presença de ácidos retarda o processo funcionando como um inibidor de reação.
Quando concentrado, o peróxido de hidrogênio é um líquido xaroposo, de densidade 1,46 g/mL, solúvel em água, álcool e éter em qualquer proporção e pode causar fortes queimaduras na pele. A sua forte ação oxidante pode causar perigosas queimaduras na pele e, com alguns produtos, pode gerar reações explosivas. Nessas condições deve ser manuseado com extremo cuidado.
A sua concentração é geralmente expressa em volumes, isto é: o volume de O2 nas C.N.T.P. liberado por volume de água oxigenada. Assim, uma solução de água oxigenada que libera 10 mL de O2 nas C.N.T.P. a partir de 1 mL de produto é conhecida como “água oxigenada 10 volumes”.
A água oxigenada é Comercializada em solução aquosa estabilizada e em diferentes concentrações de uso (35%, 50%, 60% e 70% em peso), o produto pode ser transportado de acordo com as necessidades de cada cliente. À granel ou mesmo fracionado em pequenas quantidades, o produto é transportado em equipamentos dedicados e embalagens desenvolvidas especificamente para esta finalidade. O peróxido de hidrogênio é utilizado como agente oxidante em branqueamento de celulose, fibras têxteis, insumos químicos, ceras a vegetais; sínteses químicas; esterilização de embalagens; detoxificação de efluentes em mineradoras; tratamento de águas e efluentes