politica
O destino correto para o lixo hospitalar (seringas, restos de remédios, agulhas, sangue coagulado, luvas, curativos, algodão, entre outros) é a incineração, pois inicialmente a reciclagem não é possível devido à contaminação desses produtos.
A incineração também deve ocorrer em locais apropriados, pois se for feita ao ar livre pode lançar no ar uma série de vírus prejudiciais asaúde, inclusive o vírus cancerígeno. O meio apropriado seria em fornalhas fechadas com uma temperatura muito alta, capaz de destruir todas as toxinas existentes.
Os locais mais comuns da destruição do lixo hospitalar são as usinas, pois a incineração gera energia térmica suficiente para mover as turbinas.
Existem casos de lixo hospitalar sendo despejado em terrenos baldios ou até mesmo em rios, podendo trazer sérios riscos a saúde dos moradores e animais residentes nesses locais. Como já dito, o lixo hospitalar contem uma enorme quantidade de vírus, tanto cancerígenos como as dioxinas, o mercúrio, a fuligem que é extremamente perigosa, pois ataca diretamente o pulmão, entre outros.
Destino do lixo tecnológico
O destino do lixo eletro-eletrônico é um grande problema, e muito pouco se divulga a este respeito, assim grande parte desses equipamentos acaba indo para o lixo comum e conseqüentemente para os lixões e aterros sanitários, contaminando o meio ambiente. Segundo os dados coletados, o lixo eletrônico descartado anualmente chega a 50 milhões de toneladas, representando cerca de 5% do total do lixo que o homem gera anualmente.
O Destino dos Equipamentos Descartados
Atualmente muitas empresas, dentro dos novos conceitos de responsabilidade ambiental, têm colocado postos de coleta, onde recebem o descarte dos equipamentos de sua marca. Empresas como a Nokia, Motorola, HP, Kodak entre outras já disponibilizam esses postos e informações acerca das coletas em seus sites.
Destino do Lixo Comum
O destino do lixo é (deve ser) diferente,