relatorios prontos (quimica)
Durante muito tempo, acreditava-se que a água era um elemento e não uma substância. Lavoisier, químico francês, conseguiu demonstrar pela decomposição que, na realidade, a água era um composto químico constituído de dois elementos, combinados em proporções fixas: 1 átomo de oxigênio e 2 átomos de hidrogênio. 2H2(g) + O2 2H2O (liq)
O hidrogênio é um elemento relativamente abundante no universo. É incolor, inodoro, insípido e é a substancia de menor densidade que se conhece. Na maioria dos casos o hidrogênio se acha combinado com o oxigênio, formando água. A molécula de hidrogênio é tão leve que, ao ser liberada, sobe rapidamente aos níveis mais altos da atmosfera e se perde pelo espaço.
O oxigênio é o elemento mais abundante da crosta terrestre, quer em porcentagem ou em massa. Ele ocorre livre, sem se combinar na atmosfera, combinado com silício, alumínio e outros elementos em várias rochas e minerais.
O gás oxigênio, em temperatura ordinária, é incolor, insípido e inodoro, um pouco mais denso que o ar. Forma aproximadamente 21% do ar atmosférico seco. Devido a sua densidade, a concentração diminui com a altitude.
OBJETIVO
O objetivo desse trabalho é sintetizar água através de reações com peróxido de hidrogênio e dióxido de manganês, e com ácido clorídrico e magnésio.
MATERIAIS:
Suporte universal e anel metálico;
Bacia de plástico;
Tubos de ensaio;
Rolha;
Erlenmeyer de 250,0mL;
Bico de Bunsen;
SUBSTÂNCIAS:
Água;
Peróxido de hidrogênio;
Dióxido de manganês;
Raspas de magnésio;
Ácido clorídrico
PROCEDIMENTOS
Procedimento 1 : Obtenção de oxigênio .
Foi montado um suporte universal com um anel metálico, foi prendido um tubo de ensaio limpo e seco no anel metálico.