Resumo historia do pensamento economico HUNT capitulo 2
CCJ- CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS
Departamento de Direito
Acadêmico: Igor Graeff Bohrer
Matéria: Economia Política
Resumo do primeiro capítulo da obra ``A história do pensamento econômico:uma perspectiva critica´´ de E.K Hunt e Mark Lautzenheiser. (HUNT, E. K. LAUTZENHEISER, Mark. 3 Edição. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013)
Uma definição de capitalismo: Como sistema não apenas econômico, o capitalismo surgiu de forma lenta e gradual, um espaço de vários seculos, com inicio na Europa Ocidental. Este modo tem quatro características fundamentais para seu entendendimento ;produção de mercadorias, propriedade privada dos meios de produção, um grande segmento de população que não pode existir e por fim um comportamento individualista e maximador.Os valores dos produtos nesse regime é dado por sua propriedades físicas particulares e seu valor de uso, adquirido pelo trabalho humano, sendo que a produção desses não é um meio direto à satisfação, mas sim a moeda que por sua vez é utilizada na compra de produtos desejados.
A Economia Europeia Pré-capitalista: Antes da ascensão do capitalismo a Europa estava sob o domínio Feudal, que possuía aspectos como: Ausência de um Estado centralizado, era estruturada em um direito consuetudinário e religioso, e um sistema de servidão- no qual os servos eram protegidos pelos senhores feudais-.Além dos feudos existam cidades que representavam centros importantes de produtos manufaturados aos senhores feudais. Nestas cidades existiam as instituições econômicas denominadas guildas, cuja participação era necessária para quem aspirasse a compra e venda de produtos nesse período.
O Crescimento do Comércio de Longa Distância: É importante destacar que esse comercio não se deu de forma exclusiva a fatores externos à Europa, mas foi sustentado pela sua evolução interna, que tornou possível o crescimento do comércio. Mas, o crescimento do comercio não pode ser considerado a principal