Crise
• Posto isto, uma crise econômica faz referência a um período de escassez a nível da produção, da comercialização e do consumo de produtos e serviços. A economia é cíclica, ou seja, combina etapas de expansão com fases de contração. Estas flutuações sucessivas são conhecidas sob o nome de ciclo econômico.
• Estes princípios permitem afirmar que toda descida culmina numa subida e vice-versa. As quatro grandes fases de um ciclo econômico são o boom (onde aumenta a atividade econômica até ao seu auge), a depressão (caem os indicadores), a recessão (quando a depressão se estende por mais de dois trimestres consecutivos) e a recuperação ou estagnação (os índices voltam a subir e começa e o boom do ciclo seguinte inicia).
• A crise econômica decorre em algum momento da depressão. Pode tratar-se de uma crise generalizada com quebra de todos os índices, ou de crises que afetam em especial certos sectores (crise da oferta, crise da procura). Por outro lado, fala-se de crise de subsistência sempre que um grupo social não possa satisfazer as suas necessidades básicas.
• Outro tipo de crise que se conhece sob o nome de bolha financeira ou bolha especulativa, que ocorre quando as ações são negociadas a um preço muito superior ao do seu valor intrínseco até deixarem mesmo de ser compradas, e caem a pique.
2.A CRISE
• A recente crise financeira mundial foi causada por uma falha no sistema imobiliário dos Estados Unidos, que aderiram estratégias arriscadas de financiamentos a baixas taxas de juros. Essa tática chamou atenção de vários bancos internacionais que investiram nos bancos americanos. Foi assim criado o