Humor e coerência - Red Bull
Alguns fatores são determinantes para a construção da coerência, como o conhecimento de mundo, o domínio das regras que norteiam a leitura e as intenções de comunicação dos interlocutores. Pode-se dizer que o conhecimento do contexto é a porta de entrada para a construção de uma leitura de mundo eficiente. Em qualquer tipo de texto, inclusive no humorístico, o nosso conhecimento do mundo é o principal fator para o estabelecimento da coerência.
Como a coerência depende do contexto no qual o texto foi escrito, pode-se dizer que o “Guia para sobreviver em São Paulo”, divulgado pela escuderia de Fórmula 1 Red Bull, foi extremamente coeso. Há controvérsias de opinião, pois algumas pessoas acharam um tipo de humor ofensivo, e outras se divertiram com as piadas. Mas fato é que ambas entenderam perfeitamente o contexto ao qual está inserido, ou seja, que São Paulo é uma cidade perigosa e que existe muita malandragem por aqui. Assim, o fato de algumas pessoas terem curtido o humor se deu justamente por concordarem e se identificarem com as situações, e talvez até terem passado por alguma delas. E as que não curtiram também se identificaram com o contexto, mas, de certa forma, não gostaram de críticas oriundas de estrangeiros.
Assim, independente das opiniões referentes ao humor da Red Bull em relação à cidade de São Paulo, a coerência estava presente no texto, e a mensagem foi compreendida pelos leitores. Ainda a respeito do assunto, vale destacar que embora os textos humorísticos exijam a identificação dos fatores de coerência para a sua compreensão, eles também podem, propositalmente, ser elaborados a