Humor na publicidade
Elisa Peres MARANHO2
Lucinéia CONTIERO3
Cesumar – Centro Universitário de Maringá, Maringá, PR.
RESUMO
O humor tem sido uma das estratégias utilizadas pela publicidade para atrair o consumidor e conseguir a pregnância da mensagem. Para se entender o processo de construção do riso na publicidade e como o humor pode ser aliado a outras estratégias de modo a auxiliar na transmissão efetiva da mensagem e na indução da venda do produto, buscou-se fazer uma análise da teoria do riso proposta pelo filólogo
Henri Bergson (1900) e pelo crítico Vladimir Propp (1976) visando: identificar signos, psicologia e categorias de riso que sirvam à publicidade; e como esses elementos se relacionam com suas estratégias de persuasão. A partir de então, ofereço uma análise do filme publicitário Ponto Contra (2007) da marca de cerveja Sol, em que se pode perceber a estratégia do humor aliada à estratégia ofensiva como forma de ganhar o consumidor frente à concorrência.
PALAVRAS-CHAVE: publicidade; humor; estratégia de campanha.
A publicidade4 surge com o advento da industrialização, diante da necessidade de diferenciar produtos – oferecidos em grande escala – de outros concorrentes. Devido ao aumento constante do número de anunciantes no decorrer dos últimos anos, os consumidores passaram a ser bombardeados pela proliferação de mensagens vindas de diversos meios de comunicação. Atualmente, existem muitos meios que podem ser utilizados para divulgar uma mensagem de propaganda: rádio, televisão, cinema, internet, outdoor, mídias indoor, carros de som, etc. São muitas mensagens a serem assimiladas, o que levou o consumidor a tornar-se altamente seletivo. Em decorrência, a publicidade desempenha ações estratégicas na busca por capturar a atenção do consumidor e conseguir a pregnância da mensagem.
O humor é uma das estratégias utilizadas pela publicidade para conseguir a atenção do consumidor e um lugar em sua memória.