Estrutura de mercado
Introdução 1 Monopólio desanimador de preço 2 Intervenção do Governo para a regulamentação do monopólio 2 O monopólio com duas fábricas (empresas com múltipla instalações) 4 Condição do equilíbrio da concorrência monopolística 5 Conclusão 7 Bibliografia 8
Introdução
O monopólio é um mercado no qual existe apenas um vendedor, mas muitos compradores. Monopólios podem surgir devido a características particulares de mercado, ou devido a regulamentação governamental, o monopólio coercivo, e criam uma particularidade económica, em que a curva de demanda do bem fica negativamente inclinada, na medida em que a demanda da firma e a demanda do mercado são as mesmas, isto é, a curva da demanda desse mercado relaciona preço recebido pelo monopolista com a quantidade a ser vendida por ele. O trabalho tem como objectivo, debruçar aspectos relacionados com a descriminação do preço nesse mercado, e como o governo intervêm na regulamentação dos preços, impostos e subsídios. Também abordaremos o comportamento monopólio com 2 fábricas, isto é, como ela adquirem seu lucro e como dispõem seus produtos.
MONOPÓLIO DESANIMADOR DE PREÇO
Diferente de uma indústria em concorrência perfeita, em que a competição impede de qualquer firma individual sobre mais que seus concorrentes, um monopolista pode ter a capacidade de cobrar preços diferentes a clientes diferentes.
Um monopolista descriminador de preços, cobra preços diferentes a diferentes compradores.
Quando um produtor cobra diferentes preços a clientes diferentes dizemos que ele faz desanimação de preços. A descriminação de preços ocorre com maior frequência nos serviços que precisam ser consumidos imediatamente no momento de compra, do que nas vendas de bens, que podem ser revendidos. A desanimação de preços funcionara com bens padronizados.
Uma desanimação de preços efectiva exige que as duas partes do mercado possam ser isoladas uma da outra para impedir revenda de uma parte para outra.
A