humidade atmosferica
Humidade absoluta
Humidade relativa
Variação da humidade
Humidade atmosférica é a quantidade de vapor de água existente na atmosfera num dado momento.
A energia solar faz evaporar uma parte da água existente à superfície da Terra. A água existente na atmosfera pode estar no estado gasoso, líquido ou sólido.
É através do ciclo hidrológico que se processam as trocas de água entre a Terra e a Atmosfera. Este ciclo é constituído por três fases: evaporação, condensação e precipitação.
Para além da temperatura (da qual depende a evaporação), a distribuição das terras e dos mares é um factor importante na variação da humidade: esta é mais elevada sobre os oceanos do que sobre os continentes e à medida que nos afastamos do litoral a humidade vai também diminuindo.
A alta humidade durante dias quentes faz a sensação térmica aumentar, ou seja, a pessoa tem a impressão de que está fazendo mais calor, devido à redução da eficácia da transpiração da pele, e assim reduzindo o resfriamento corporal. Por outro lado, a baixa humidade dos desertos causa uma grande diferença de temperatura entre o dia e a noite. Este efeito é calculado pela tabela de índice de calor.
Humidade Absoluta (H.A.)
A expressão humidade absoluta designa a quantidade de vapor de água por unidade de volume de ar e exprime-se, em gramas por metro cúbico (g/m 3).
A condensação do vapor de água na atmosfera dá origem às nuvens. Estas são um conjunto de gotículas de água ou partículas de gelo, em suspensão na atmosfera. A condensação ocorre quando o ar não pode conter mais vapor de água a uma certa temperatura e dizemos então que o ar está SATURADO.
PONTO DE SATURAÇÃO (P.S.) do ar é a quantidade máxima de vapor de água que o ar pode conter a uma determinada temperatura. Como o ar quente pode conter mais vapor de água sem saturar que o ar frio, o Ponto de Saturação varia directamente com a temperatura do ar.
Tipicamente, a chuva cai para regiões onde o ar não está totalmente