Pressao atmosferica
O presente trabalho surge no âmbito da disciplina de geografia onde iremos abordar vários temas desde a definição da Pressão Atmosférica e as suas variações os centros e as suas linhas. Falamos também das frentes as perturbações frontais e as massas de ar.
Pressão Atmosférica
Definição
É força que o ar atmosférico exerce sobre os corpos em todos os sentidos na superfície terrestre.
Instrumentos de medição da pressão atmosférica
O instrumento de medição da pressão atmosférica é o barómetro e foi inventado por Torricelli em 1644, a unidade da pressão na unidade internacional é o (mmHg) milímetro mercúrio ou (Mb) milibares.
Variação da pressão atmosférica com a temperatura A pressão atmosférica não é igual em toda superfície terrestre é influenciada pela temperatura, altitude e humidade.
A pressão atmosférica varia na razão inversa da temperatura, isto é, quando a temperatura aumenta a pressão atmosférica diminui e quando a temperatura diminui a pressão atmosférica aumenta.
Quando a temperatura aumenta, os gases que compõem atmosfera são aquecidos por isso dilatam e expande-se. A densidade diminui e a pressão também diminui e com o ar menos denso, a pressão diminui dando origem a baixas pressões (B).
Em contra partida quando a temperatura diminui os gases contraem-se e a temperatura aumenta.
Variação da pressão atmosférica com a altitude
A maior parte dos componentes do ar atmosférico é produzido na superfície terrestre de tal modo que estes se concentrem mais juntos na superfície e vão reduzindo a medida que se afastam desta. Portanto, com o aumento da altitude reduz se os gases e a densidade do ar e a pressão diminuem.
Variação da pressão com humidade
Segundo a lei do Avogado todos os gases contem, em igual volume e nas mesmas condições de temperatura e pressão o mesmo número de moléculas, sendo as moléculas de vapor de água (H2O) mais leves do que as do ar (O2N2) Oxigénio e Nitrogénio.