Pressão Atmosférica
Pressão Atmosférica
Trabalho apresentado pelas alunas
Deise Zielinski e Joice Teodoro da Segunda Série Um do Ensino Médio para a disciplina de Física
Irineópolis
2014
Escola de Educação Básica Horácio Nunes
Diretora: Rosangela Cubas
Disciplina: Física
Professor: Alex Severiano de Lima
Pressão Atmosférica
Irineópolis
2014
Introdução
A Terra é envolvida por uma camada de gases denominada ar atmosférico. Como o ar tem peso e massa, ele exerce pressão sobre a superfície terrestre, essa pressão é denominada pressão atmosférica. O estudo da pressão atmosférica constitui um dos ramos fundamentais da meteorologia. Entender os conceitos referentes à pressão atmosférica é entender e compreender os diversos elementos que constituem os estados do tempo.
Pressão Atmosférica
Pressão atmosférica é a pressão que a atmosfera exerce sobre a superfície da Terra. Essa pressão se deve ao fato de a atmosfera ser composta por uma mistura de gases, sendo a maior parte formada pelos gases oxigênio e nitrogênio. Esses gases formam o ar que sofre a ação do campo gravitacional terrestre e assim exerce pressão em todos os corpos na superfície da Terra. Normalmente não se sente a pressão atmosférica porque ela se aplica igualmente em todos os pontos do corpo, porém, seu valor varia de acordo com as condições do tempo e a altitude.
Define-se pressão (p) como sendo a razão entre a intensidade da força (F), aplicada perpendicularmente a uma superfície, e a área (A) dessa superfície: A unidade de pressão no Sistema Internacional de Unidades, como podemos observar se substituirmos as unidades de força (N) e área (m2) na definição de pressão, é o newton por metro quadrado (N/m2), também conhecida como pascal (Pa). Logo:
1 N/m2 = 1 pascal = 1 pa
Desse modo, é fácil constatar que sentimos dor ao pressionar a extremidade do