pressao atmosferica
RELAÇÃO PRESSÃO ATMOSFERICA E ALTITUDE
PRESSÃO HIDRÁULICA
O termo pressão hidráulica (embora na origem relacionado com sistemas utilizando-se ou baseados em água) refere-se a pressões transmitidas por fluidos, como óleos, em especial, em máquinas hidráulicas, em cilindros hidráulicos (como nos macacos hidráulicos e freios hidráulicos de veículos), em fenômenos relacionados com o princípio de Pascal, etc., em que variações de pressão sofridos por um volume de um líquido são transmitidos integralmente a todos os pontos deste líquido e às paredes do recipiente onde este está contido.
Quando é exercida uma pressão num ponto de um líquido, essa se transmite a todos os pontos do líquido. È o que ocorre, por exemplo, quando um carro é elevado num macaco hidráulico,
Ou quando um motorista aciona o frio de seu automóvel.
Nos dois casos o fluido é pressionado em um ponto e se expande para o outro.Esses fatos são explicados pelo princípio de Pascal, os acréscimos de pressão sofridos por um corpo de um líquido são transmitidos integralmente a todos os pontos do líquido e das paredes do recipiente onde este está contido.
Assim como a pressão é transmitida uniformemente para todo o fluido temos que: p1 = F1/A1 e p2 = F2/A2 assim, F1/A1 = F2/A2
Portanto as intensidades das forças aplicadas são diretamente proporcionais às áreas dos êmbolos. Por exemplo, se a área A2 for dez vezes maior que a área A1, a força F2 terá intensidade dez vezes maior que F1.
Qual a relação de pressão atmosférica e altitude ?
Quanto maior a altitude, maior a pressão atmosférica. Como maiores altitudes apresentam menores temperaturas, as moléculas de vapor d'água estarão mais próximas uma das outras e consequentemente acabarão exercendo uma pressão atmosférica mais expressiva.
Cálculo da relação entre a pressão atmosférica e a altitude, para o ar seco.
Parâmetros e unidades: z [m] = altitude
p0