Pressão atmosférica
A pressão atmosférica é a orça que o ar exerce sobre a superfície terrestre.
A Pressão atmosférica é um dos elementos do clima sedo a grande responsável pela variação dos estados do tempo.
A pressão atmosférica é a força (peso) que os gases compõem a atmosfera exercem na superfície terrestre. É a medida por um instrumento denominado de barómetro e as unidades são os milibares (mbar) ou hectopascais (hPa).A pressão normal á superfície é de 1013 mbar.
A pressão atmosférica pode ser representada em mapas através de Isóbaras, que são, normalmente, curvas fechadas de forma mais ou menos concêntrica, formando centros de Pressão.
Se o valor da pressão for menor no centro do que na periferia, trata-se de um centro de baixas pressões, ciclone ou depressão barométrica. Neste centro de pressão, o ar circula de forma convergente, da periferia para o centro, sendo identificado com um "B" no Centro.
Se a pressão for maior no centro do que na periferia, trata-se de um centro de altas pressões ou anticiclone. Neste centro de pressão, o ar circula de forma divergente, do centro para a periferia, sendo identificado com um "A" no Centro.
O ar circula sempre das altas para as baixas pressões. Esta circulação sofre uma ligeira inclinação no sentido dos ponteiros do relógio no hemisfério Norte, devido á dorça de Coriolis.
Esta força apenas é referente a objetos em movimento,como é o caso do ar, que é, normalmente, desviado para a direita o Hemisfério norte e para a esqueda no hemisfério sul.