redes
O TCP/IP é um conjunto de protocolos de comunicação entre computadores em rede.
O nome vem de dois protocolos:
- o TCP (Transmission Control Protocol - Protocolo de Controle de Transmissão)
- o IP (Internet Protocol - Protocolo de Internet).
O conjunto de protocolos pode ser visto como um modelo de camadas (Modelo OSI), onde cada camada é responsável por um grupo de tarefas, fornecendo um conjunto de serviços bem definidos para o protocolo da camada superior.
Camada 4 - Aplicação
A camada de aplicação é a camada que a maioria dos programas de rede usa de forma a existir comunicação através de uma rede com outros programas. Alguns processos nessa camada são específicos da aplicação; o dado é passado do programa de rede, no formato usado internamente por essa aplicação, e é codificado dentro do padrão de um protocolo.
Alguns programas específicos são levados em conta nessa camada. Provêem serviços que suportam directamente aplicações do usuário. Esses programas e os seus correspondentes protocolos incluem o HTTP (navegação na World Wide Web), FTP (transporte de arquivos), SMTP (envio de email), SSH (login remoto seguro), DNS (pesquisas nome IP) e muitos outros.
Camada 3 - Transporte
Os protocolos na camada de transporte podem resolver problemas como confiabilidade (o dado alcançou seu destino?) e integridade (os dados chegaram na ordem correta?). Na suíte de protocolos TCP/IP os protocolos de transporte também determinam para qual aplicação um dado qualquer é destinado.
Os protocolos dinâmicos de routing, que tecnicamente cabem nessa camada do TCP/IP, são geralmente considerados parte da camada de rede. Como exemplo tem-se o OSPF (protocolo IP número 89).
O TCP, número 6 do protocolo IP, é um mecanismo de transporte
"confiável", orientado à conexão e que fornece um stream de bytes confiável, garantindo assim que os dados cheguem íntegros
(não danificados e em ordem). O TCP