humanas
Categorias da ( critica da ) Economia Política
Da analise histórica da Economia Política duas categorias são extraídas: categorias antagônicas e reflexivo.
Elas são antagônicas na medica que tem existência real, concreta: elas são formas, modo de existência do ser social que funcionam e operam na vida em sociedade independente de conhecimento que tenham os homens ao seu respeito. Quando através da reflexão, do pensamento raciona, da analise teórica, os homens tomam consciência dela conseguindo apreender sua estrutura fundamental a sua essência a partir da visibilidade imediata a sua aparência quando é possível reproduzi-la através das relações então aparecem como produto do pensamento e são reflexivas.
O que se passa pelas categorias econômicas é que seu desconhecimento teórico não impedem que na pratica social os homens estabeleçam e desenvolvam relações econômicas.
2.1 – A comunidade primitiva e o excedente econômico
Há cerca de 40.000 anos a.c. nas margens dos rios Eufrates e Nilo surgiu os grupos primitivos ao qual anos após foi chamado de civilização.
Características desse grupo: viviam da caça, não acumulavam o que caçavam, os homens eram responsáveis por ela e as mulheres de tratar os animais caçados disso surge a primeira forma de divisão social do trabalho, tudo era dividido em partes iguais não existia desigualdades sociais.
A comunidade primitiva perdurou por mais 30 mil anos porem dela surge elementos que seria a sua dissolução: a domesticação dos animais e a agricultura com isso deixaram o nomadismo e passaram a fixar-se em um território. Com isso aperfeiçoaram seus instrumentos de trabalho, incluíram o metal e o homem passou a dominar o tempo e a irrigação foi naturalmente surgindo.
A principal transformação dessa comunidade foi a acumulação da produção. Estava surgindo o excedente econômico a comunidade começava a produzir mais do que carecia para suas necessidades imediatas.
O excedente econômico é a diferença