humana
1º) As diferentes incomodas, como eram chamadas as conhecidas doenças, já eram tratadas com auxilio de movimentos terapêuticos através de recursos naturais como sol, fonte de luz e calor.
2º) Enfeitiçou a terapia manual, denominada ginastica médica e cirúrgica e desenvolveram técnicas de massagens e os exercícios individuas.
3º) Surgimento do emprego de recursos físicos, com a prática da eletricidade aplicada as afecções articulares pós-traumáticas e reumáticas por meios dos banhos de imersão com o peixe elétrico.
4º) Foi criado e definido o termo ortopedia como a arte de prevenir e de corrigir em crianças as deformidades do corpo por Nicolas Andry.
5º) Publicação da obra fisiológica do movimento – Por Duchernne de Boulogne que contribuiu para a melhora e o incremento das atividades terapêuticas.
Fisioterapia na Idade Média
1º) Foi a época de negatividade para a história da ciência da saúde.
2º) Houve a interrupção dos estudos e da atuação na área da saúde devido uma ordem social estabelecida e pautada no plano divino.
3º) O corpo passou a ser considerado como algo interior e secundário , pois as leis religiosas tornaram inimigas do corpo.
4º) O culto a alma passou a ter grande valorização e a empregabilidade do movimento e dos exercícios, tiveram outro enfoque e passaram a ser direcionado a diversão e ao aumento da potência corporal.
5º) Os hospitais passaram a ter caráter eclesiástico e os quartos apresentavam pouco espaço para a prática de atividades terapêuticas.
NAL LITERATUS