sensores de presença
INTRODUÇÃO:
Sensores de presença
Podemos definir a palavra sensor como “aquilo que sente”. Na eletrônica, um sensor é conhecido como qualquer componente ou circuito eletrônico que permita a análise de uma determinada condição do ambiente, podendo ela ser algo simples como temperatura ou luminosidade; uma medida um pouco mais complexa como a rotação de um motor ou a distância de um carro até algum obstáculo próximo ou até mesmo eventos distantes do nosso cotidiano, como a detecção de partículas subatômicas e radiações cósmicas. O desenvolvimento de sensores e a sua aplicação trouxe como conseqüência inúmeras vantagens ou comodidades para a vida moderna. Desde a possibilidade de aumentar a eficiência no funcionamento de um motor ou de uma linha de produção, realizar uma pesquisa científica com maior precisão e em menor tempo, até o fato de poder estacionar o carro sem o perigo de batê-lo ou de ter a segurança de que qualquer tentativa de furto de sua casa poderá ser frustrada, vantagens oferecidas pelo uso de sensores.
Um dos sensores mais utilizados nos processos industriais são os sensores de presença, que tem como finalidade identificar a presença de objetos sendo eles feitos de qualquer tipo de material como metal, papel, vidro, plástico. Identificando-os através do estímulo feito pelo material a ser detectado e convertendo esse estímulo a um sinal compatível com o circuito a ele acoplado. Todo sensor pode ser classificado como ativo e passivo. Os sensores ativos necessitam de um sinal de excitação utilizando-o para produzir o sinal de saída já os sensores passivos não precisam de um sinal de excitação gerando diretamente um sinal elétrico de saída em resposta a um estimulo externo.
Os sensores são dispositivos capazes de detectar movimentos e ações que ocorrem em processos e projetos eletro-eletrônicos.
OS PRINCIPAIS TIPOS DE SENSORES DE PRESENÇA SÃO:
1. Chaves de Fim de