Sensor de Presença
TRABALHO
DE
ELETRÔNICA E
INSTRUMENTAÇÃO
TEMA: SENSOR DE PRESENÇA
NOVEMBRO/2013
NOME: R.A:
INTRODUÇÃO:
No estudo da automação em sistema industriais, comerciais, domésticos, automobilístico,... é preciso determinar as condições(ou variáveis) do sistema. É necessário obter os valores das variáveis físicas do ambiente a ser monitorado, e esta é o trabalho dos sensores.
Sensores servem para informar um circuito eletrônico a respeito de um evento que ocorra externamente, sobre o qual ele deva atuar, ou a partir do qual ele deva comandar uma determinada ação.
SENSOR:
Com a crescente automatização de sistemas de produção complexos, torna-se necessário o uso de componentes que sejam capazes de adquirir e transmitir informações relativas aos processos de produção. Os sensores são os componentes que exercem esse papel, de adquirir e transmitir informação relativa as variáveis dos processos de produção.
As variáveis dos processos são variáveis físicas como temperatura, pressão, força, comprimento, ângulo de rotação, nível de um recipiente, fluxo etc. Há sensores que reagem a essas variáveis e de alguma maneira informam por sinais pertinentes a situação dessas variáveis em um processo de produção.
Sensores Analógicos e Sensores Digitais:
Os sensores normalmente convertem um sinal físico em sinal elétrico. Os sensores que convertem um sinal físico em sinal elétrico podem ser divididos, de acordo com o tipo de sinal de saída, em sensores analógicos e digitais.
Sensores Analógicos – os sensores analógicos geram um sinal elétrico de saída de acordo com a mudança contínua do valor da variável física. Esta relação não necessariamente é linear, mas sempre indica o valor da variável física. Sensores analógicos sempre oferecem mais