sensor de presença
Com base em documentação técnica da Metaltex publicamos em 2008 este interessante projeto de sensor de presença utilizando um sensor piroelétrico. Este tipo de sensor é usado em portas de mercados, aeroportos, shoppings abrindo pela detecção dos raios infravermelhos emitidos pelo corpo de uma pessoa. Muito sensível, ele pode ser usado como alarme e em automatismos que o próprio leitor pode montar. O artigo também analisa seu principio de funcionamento.
Este artigo descreve a montagem de um detector de presença, detector de intrusos ou alarme de presença, utilizando um sensor piroelétrico de raios infravermelhos. Com esse dispositivo é possível sensoriar a presença de pessoas à distância no escuro, simplesmente detectando o calor de seu corpo. O projeto básico que pode ser expandido de diversas maneiras se baseia no sensor de baixo custo e fácil utilização RE200B da Metaltex (www.metaltex.com.br) disponível em nosso país.
Nas portas de shoppings, aeroportos, lojas , banheiros públicos, corredores e outros locais é comum encontrarmos sensores que abrem portas, acendem luzes ou acionam um aviso quando uma pessoa se faz presente nesses locais. Esses sensores, denominados piroelétricos, detectam o calor do corpo da pessoa para acionar um circuito eletrônico, possuindo uma grande sensibilidade para isso.
Nosso projeto se baseia num desses sensores, podendo portanto agregar um "olho infravermelho" ao local de sua instalação podendo detectar pessoas, mesmo no escuro, pois ele usa o próprio calor de seus corpos.
Antes de analisarmos o projeto propriamente dito será interessante entendermos seu princípio de funcionamento. Infravermelho
O espectro visível, onde estão as radiações que podemos ver, não é único. Acima e abaixo dele temos outras formas de radiação, conforme mostra a figura 1.
Outras formas de radiação e mais visíveis. Interessa-nos em especial a parte do espectro abaixo da luz vermelha que